Estudos Bíblicos Profetas

Primeiro, iremos delimitar os personagens e a região a que o estudo se refere. Os profetas estudados são aqueles homens e mulheres (sim!) que atuaram na região do antigo Israel e que receberam de seus contemporâneos e dos estudiosos posteriores tal título. Portanto, todas as formas e manifestações proféticas fora das páginas bíblicas estão excluídas do nosso estudo.
Outro aspecto a ser considerado é que nosso estudo não tem aspecto histórico; portanto, os fatos citados ou as circunstâncias a que se referem não o são com a pretensão de demonstrar sua realidade histórica, mas sim de ilustrar o que a tradição atribui àquele personagem.

Cabe acrescentar ainda que não temos a pretensão de esgotar o estudo dos profetas na Bíblia. Trataremos de alguns aspectos dentre aqueles que podem ser considerados importantes e que nos sejam úteis como chaves de leitura para estudos mais aprofundados sobre o tema.

Os seis principais profetas bíblicos são geralmente considerados os seguintes:

Esses profetas desempenharam papéis centrais em períodos-chave da história de Israel e Juda, oferecendo mensagens de advertência, esperança e redenção.

O registro de atuação dos profetas em Israel possui diferentes etapas e fases. Os
personagens considerados profetas literários são aqueles que atuaram no decorrer do
século VIII a.C. O exilio também servirá como divisor de águas para localizar a atuação
dos demais profetas.

Trata-se da história do Pentateuco. Os cinco primeiros livros da Bíblia Judaica, também da Bíblia Cristã, foram originalmente chamados de Torah, palavra hebraica que significa Lei.

Most Recent Posts

  • All Post
  • Banking
  • Business
  • Comertial
  • Entertinment

Tem dúvidas ou sugestões?

Fale com a nossa equipe pelo e-mail e estaremos prontos para ajudar e ouvir você!

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Papo de Fé

Rio Grande do Sul

© 2024 Wellington A. Q